Probabilidade
A probabilidade é uma parte da Matemática que estuda a chance de ocorrência dos possíveis resultados em experimentos aleatórios.
1.(Unioeste) Escolhe-se, ao acaso, um número inteiro entre 101 e 150 inclusive. A probabilidade de
o número escolhido ser um quadrado perfeito ou divisível por 4 é:
a)
b)
c)
d) Menor do que 24%
e) Maior do que 24%
2. (Efomm) Um programa de auditório tem um jogo chamado “Porta Premiada”, que funciona da seguinte maneira:
1º. há três portas: uma tem prêmios e duas estão vazias;
2º. o apresentador pede ao convidado que escolha uma das portas;
3º. após a escolha, o apresentador abre uma das duas portas não escolhidas. Como ele sabe qual é a premiada, abre uma vazia;
4º. depois de aberta uma das portas, ele pergunta ao convidado se deseja trocar de porta;
5º. finalmente, abre a porta do convidado para verificar se ganhou ou perdeu.
Analisando o jogo de forma puramente probabilística, verifique qua(l)(is) das estratégias abaixo tem a maior probabilidade de vencer o jogo.
I. Após escolher a porta, não trocá-la até o final do jogo.
II. Todas as probabilidades são iguais; não há estratégia melhor que a outra, ou seja, tanto faz trocar ou não a porta.
III. A melhor estratégia é sempre trocar a porta.
Sobre as estratégias I, II e III apresentadas, é correto afirmar que
a) somente a alternativa I está correta.
b) somente a alternativa II está correta.
c) somente a alternativa III está correta.
d) nenhuma alternativa está correta.
e) todas as alternativas apresentam circunstâncias com a mesma probabilidade de vencer.
3. (Fac.Albert Einstein – Medicin) Uma escola possui duas turmas que estão no terceiro ano, e O terceiro ano tem alunos, sendo meninas, e o terceiro ano tem alunos, sendo meninas. Uma dessas turmas será escolhida aleatoriamente e, em seguida, um aluno da turma sorteada será aleatoriamente escolhido. A probabilidade de o aluno escolhido ser uma menina é
a)
b)
c)
d)
4. (Fmp) Em uma sala estão cinco estudantes, um dos quais é Carlos. Três estudantes serão escolhidos ao acaso pelo professor para participarem de uma atividade.
Qual é a probabilidade de Carlos ficar de fora do grupo escolhido?
a)
b)
c)
d)
e)
5. (Espm) Um dado em forma de cubo tem suas faces numeradas de a Outro dado, em forma de octaedro regular, tem suas faces numeradas de a Jogando-se esses dois dados, a probabilidade de que o número obtido no cubo seja maior que o número obtido no octaedro é:
a)
b)
c)
d)
e)
6. (Uerj) Um jogo consiste em lançar cinco vezes um dado cúbico, cujas faces são numeradas de a cada uma com a mesma probabilidade de ocorrer. Um jogador é considerado vencedor se obtiver pelo menos três resultados pares.
A probabilidade de um jogador vencer é:
a)
b)
c)
d)
7. (Enem 2ª aplicação) Um casal, ambos com anos de idade, pretende fazer um plano de previdência privada. A seguradora pesquisada, para definir o valor do recolhimento mensal, estima a probabilidade de que pelo menos um deles
esteja vivo daqui a anos, tomando por base dados da população, que indicam que dos homens e das mulheres de hoje alcançarão a idade de anos.
Qual é essa probabilidade?
a)
b)
c)
d)
e)
8. (Upe-ssa 2)
Se dois dados idênticos e não viciados são lançados, a probabilidade de a soma dos pontos obtidos ser um múltiplo de 2 ou um múltiplo de 3 é de aproximadamente
a)
b)
c)
d)
e)
9. (Pucmg) Dois ciclistas partem do posto onde estão, em direção à Praça das Flores e à Praça da Concha, localizadas na cidade, seguindo a ciclovia indicada no esquema:
Em cada bifurcação encontrada na ciclovia, eles escolhem, com igual probabilidade, qualquer um dos caminhos e seguem adiante. Nessas condições, a probabilidade de eles chegarem à Praça das Flores é:
a)
b)
c)
d)
10. (Enem PPL) O quadro apresenta cinco cidades de um estado, com seus respectivos números de habitantes e quantidade de pessoas infectadas com o vírus da gripe. Sabe-se que o governo desse estado destinará recursos financeiros a cada cidade, em valores proporcionais à probabilidade de uma pessoa, escolhida ao acaso na cidade, estar infectada.
Cidade |
I |
II |
III |
IV |
V |
Habitantes |
|
|
|
|
|
Infectados |
|
|
|
|
|
Qual dessas cidades receberá maior valor de recursos financeiros?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
11. (Pucrj) Sejam os conjuntos e Escolhendo-se ao acaso um elemento de e um elemento de a probabilidade de que a soma dos dois números escolhidos seja um número par é:
a)
b)
c)
d)
e)
12. (Ifsul) De acordo com a revista Veja, “um em cada cinco adolescentes pratica bullying no Brasil”, violência
caracterizada por agressões verbais ou físicas, intencionais, aplicadas repetidamente contra uma pessoa ou um grupo.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/um-em-cada-cinco-adolescentes-pratica-bullying-no-brasil/>.
Acesso em: 26 out. 2015.
Com base em tais informações, afirma-se que a probabilidade de um adolescente praticar bullying no Brasil é de
a)
b)
c)
d)
13. (Enem PPL) No próximo final de semana, um grupo de alunos participará de uma aula de campo. Em dias chuvosos, aulas de campo não podem ser realizadas. A ideia é que essa aula seja no sábado, mas, se estiver chovendo no sábado, a aula será adiada para o domingo. Segundo a meteorologia, a probabilidade de chover no sábado é de e
a de chover no domingo é de
A probabilidade de que a aula de campo ocorra no domingo é de
a)
b)
c)
d)
e)
14. (Enem) O HPV é uma doença sexualmente transmissível. Uma vacina com eficácia de foi criada com o
objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pessoas que venham a desenvolver câncer de colo de útero. Uma campanha de vacinação foi lançada em 2014 pelo SUS, para um público-alvo de meninas de 11 a
13 anos de idade. Considera-se que, em uma população não vacinada, o HPV acomete desse público ao longo de
suas vidas. Em certo município, a equipe coordenadora da campanha decidiu vacinar meninas entre 11 e 13 anos de idade em quantidade suficiente para que a probabilidade de uma menina nessa faixa etária, escolhida ao acaso, vir a
desenvolver essa doença seja, no máximo, de Houve cinco propostas de cobertura, de modo a atingir essa meta:
Proposta I: vacinação de do público-alvo.
Proposta II: vacinação de do público-alvo.
Proposta III: vacinação de do público-alvo.
Proposta IV: vacinação de do público-alvo.
Proposta V: vacinação de do público-alvo.
Para diminuir os custos, a proposta escolhida deveria ser também aquela que vacinasse a menor quantidade possível de pessoas.
Disponível em: www.virushpv.com.br. Acesso em: 30 ago.
2014 (adaptado)
A proposta implementada foi a de número
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
15. (Uerj) Em uma sala, encontram-se dez halteres, distribuídos em cinco pares de cores diferentes. Os halteres de mesma massa são da mesma cor. Seu armazenamento é denominado “perfeito” quando os halteres de mesma cor são
colocados juntos.
Nas figuras abaixo, podem-se observar dois exemplos de armazenamento perfeito.
Arrumando-se ao acaso os dez halteres, a probabilidade de que eles formem um armazenamento perfeito equivale a:
a)
b)
c)
d)
GABARITO:
1. B; 2. C; 3. C; 4. A; 5. C; 6. D; 7. B; 8. A; 9. C; 10. C; 11. C; 12. B; 13. C; 14. A; 15. B