História da matemática

Arquimedes

Arquimedes

Nascimento 287 a.c – Morte 212 a.c

      
Arquimedes nasceu em Siracusa, cidade localizada no sul da Itália, região então denominada Magna Grécia. Naquela época, a cidade de Alexandria, no norte do Egito, tinha enorme importância como centro cultural, e foi lá que Arquimedes fez seus estudos, tendo como mestre um matemático que foi aluno de Euclides.
      Mais tarde, já de volta a Siracusa, propuseram-lhe resolver um problema que atormentava o rei: um ourives
havia acabado de confeccionar uma nova coroa, mas ninguém tinha certeza se, em seu interior, também continha ouro. O peso da coroa correspondia ao esperado, mas era difícil ter certeza do seu volume. O ourives poderia
ter um recheio mais barato, ficando com o ouro restante. A dificuldade era que o rei não permitia que a coroa fosse cortada para a averiguação.
      Arquimedes descobriu como proceder, ao entrar certo dia, numa banheira completamente cheia. Ela começou a transbordar, e ele percebeu que o volume total derramado só podia ser igual ao volume do seu próprio corpo. Aí estava o caminho para determinar o volume da coroa: mergulhá-la em água e medir o volume do líquido deslocado.
     Conhecido esse volume, bastaria compará-lo ao de uma peça de ouro de peso igual ao da coroa. Qualquer diferença seria devida a um material diferente no interior do objeto. Sabemos a conclusão dessas medições, já que o ourives foi condenado a morte.
     Consta que Arquimedes, ao longo de sua vida, teria criado diversas invenções mecânicas, dentre elas: um cilindro
oco em forma de caracol que, ao ser posto em rotação, permitia elevar a água; sistemas de lentes (ou espelhos) que incendiavam navios inimigos; guindastes que permitiam virar embarcações e afundá-las. Não há, porém,
descrições confiáveis desses inventos. Arquimedes não parece tê-las deixado. Como era comum em sua época, ele deu maior valor aos aspectos mais intelectuais do conhecimento e os livros que redigiu versaram apenas
sobre a Matemática.
     Arquimedes também analisou o funcionamento da alavanca sob o ponto de vista matemático, demonstrando que o esforço que se aplica a um ponto dela é inversamente proporcional à sua distância até o ponto de apoio. Isso pode ser considerado o início do estudo científicos da Estática.
     O método de fazer a cuidadosa medição de grandezas e relacioná-las matematicamente cairia, porém, em desuso nos dois milênios seguintes a Arquimedes.
      Arquimedes morreu durante a guerra entre Roma e Cartago (cidade situada no norte da África). O exército romano invadira Siracusa, mas isso não impediu o estudioso de ficar refletindo sobre um problema geométrico que traçava na areia. Teria sido morto por um soldado ao responder-lhe, por se sentir importunado: “Não venha
atrapalhar os meus círculos”.

Bibliografria:

http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.